23 de janeiro de 2015

[CRÍTICA] A Teoria de Tudo


Antes de iniciar deixo claro que o foco da minha crítica é a ELA e a vida profissional do cientista, não a história de amor e traição que o filme trouxe numa tentativa falha de aliviar o clima do trama.
O roteiro de Anthony McCarten foi baseado no livro escrito pela primeira esposa de Hawking, Jane Hawking, "Travelling to Infinity: My Life with Stephen". A história já começou emocionando muitos cinéfilos mundo à fora, principalmente os admiradores do cientista.


Para muita gente, o estardalhaço sobre o longa se deve as espetaculares atuações de Eddie Redmayne e Felicity Jones, ambos, cotadíssimos para o próximo Oscar. Redmayne chocou aqueles que assistiram sua performasse, o garoto foi impressionante ao representar as fases da doença; a descoberta, a aceitação, a total mudança de vida e o convívio com ela. Aos 33 anos, o britânico recebeu o Globo de Ouro de melhor ator e concorre ao Oscar, sendo a aposta de trocentas pessoas.


De onde viemos? Como fomos criados? Quando tudo isso começou? Se você mero curioso se pergunta isso com tamanha frequência, imagine um cientista? Foi motivado por perguntas como essa que Stephen começou suas pesquisas. 


O filme conta a história a partir da fase do doutorado do brilhante estudante Stephen Hawking (Eddie Redmayne), um homem simples e discreto, que está sempre lendo, pesquisando e ouvindo música clássica. O romance começa quando em uma festa com colegas da faculdade, Stephen conhece a bela Jane (Felicity Jones), uma estudante de literatura por quem se apaixona intensamente. 
É isso, um cientista e uma cristã vivendo em um mar de rosas até que Hawking é diagnosticado com uma rara doença do Neurônio Motor que o provoca a morte lenta de neurônios, levando o enfermo a perder todos os movimentos do corpo, o deixando impossibilitado de se alimentar e se comunicar.
Em meio de tal luta, ele prova a própria pesquisa descobrindo e vivenciando outro dos mistérios do universo: a vida.


Qual o tamanho do universo? Quanto tempo ele tem? Hawking se dedicou durante anos em sua famosa teoria sobre os buracos negros. O longa-metragem mostra bem toda a relação e influência que seus amigos, família e a doença tiveram sobre a pesquisa. A Teoria de Tudo consegue, em apenas 123 minutos, te apresentar uma explosão de argumentos bem baseados sobre a personalidade da conhecida imagem daquele estudante pacato.

A Teoria de Tudo estreia dia 22 de janeiro de 2015 e concorre em 5 categorias do Oscar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário