16 de julho de 2014

CRÍTICA: Como Treinar Seu Dragão 2



Quando entrei na sala do cinema, já sabia que não assistiria um filme baseado no segundo livro da série que deu a ideia base para o primeiro filme, Como Ser Um Pirata, mas isso com certeza não impediu que a animação deixasse uma ótima impressão!

Bem, o longa se passa 5 anos após os acontecimentos do primeiro filme, com os personagens já jovens-adultos, com seus vinte e poucos anos de idade, e logo de cara, já vemos que a iniciativa de Soluço de unir dragões e vikings deu completamente certo, tornando Berk, o lar dele, uma espécie de utopia, mas é claro que para dar continuidade à saga, a paz teve de ser quebrada.
Como não posso dar spoilers, vou citar alguns pontos básicos de todo filme, como início, meio, fim e desenvolvimento dos personagens. Vamos lá!

Ínicio

Diferente de muitas animações e até alguns filmes "para adultos", o início não é algo bobo e forçado, como se o personagem vivesse uma vida chata, fútil e vazia até o começo da ação. Pelo contrário, é mostrado um pouco do dia-a-dia viking, suas rotinas, atividades de lazer, trabalho e também que a vida andou desde os últimos acontecimentos, que a história não fica estática entre filmes, que ela decorre e acontece.

Desenvolvimento

Eu tenho uma mania de tentar dividir os filmes que assisto, enquanto os assisto, em início, meio e fim, e tive certa dificuldade em fazer isso nesse filme. Os fatos são tão naturais, normais e na medida do possível, realistas, que fluem bem e deixam a animação "rápida".

Visual

Vindo dos estúdios da DreamWorks Animation, nem preciso tocar muito neste ponto. Simplesmente fantástica a animação! Cada textura de roupas, peles, cabelos e tudo nos cenários e personagens é impecável. Realista na pitada certa, sem intenção de parecer real, mas sem deixar muito fictício! Contraditório, mas quem assiste percebe e entende oque estou falando.


Novos personagens

Personalidades como as nossas, sem evidenciar muito os pontos negativos (afinal, é um filme infantil), mas percebemos que eles estão lá. Nenhum personagem é 100% bom e nenhum é 100% mau, todos possuem uma história por trás de suas ações, mesmo que não sejam tão explicadas neste filme. O único ponto a qual deixa a desejar é o desenvolvimento do vilão, que só ganha mais foco no final do filme.


Fim

Diferente também de outros infantis, há perdas e pontos negativos até para os heróis em Como Treinar Seu Dragão 2, não só para os vilões. Mais um ponto positivo para o filme!




Concluindo, um filme que mesmo que infantil possui elementos mais adultos, com participações memoráveis do Banguela e dos outros dragões, que agem como verdadeiros animais de estimação e nos deixam com vontade de ter um dragão! Uma animação que arranca risos e até choros não só de crianças, mas dos mais velhos também! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário